8 de mai. de 2012

E você? Entendeu o que vai acontecer com a sua poupança?

Não estou falando do seu bumbum, dear! Estou falando da poupança, aquele “investimento” que todo ser humano que tem avós fez ou faz. Vai me dizer que seus avôs nunca falaram para você: guarda seu dinheirinho na poupança!

Muito bem... e lá foi a Dilma, lépida e faceira, de mãos dadas com o titio Guido, mexer na poupança (ficaram com medo de um efeito Collor?) de todos nós. Mas, olha que legal, eu li por aí que quem tem poupança antiga vai ter um ótimo negócio (“A antiga poupança, cujos depósitos foram feitos até quinta-feira, deverá se tornar nos próximos anos uma raridade de altíssimo rendimento, segundo consultores.” – Folha de S. Paulo). Eeeeee... eu tenho, eu tenho! Queridos, não queiram dar o golpe do baú, nem é tanta grana assim...

Enfim, dúvidas surgiram na minha mente e tentei tirá-las lendo o jornal... como, afinal, essa história vai funcionar? E o que eu depositar na poupança daqui pra frente, vai render diferente do que o que já está lá?

Bem, eu sei que sou analfabeta em economia... mas, na boa, se eu estava com um milhão de dúvidas e mesmo lendo todos os jornais as dúvidas continuavam, certamente outras pessoas também tinham as mesmas dúvidas, certo?

Amigos editores de economia, vale a pena fazer uma infografia, um box, um adendo qualquer explicando como essa história toda vai funcionar NA PRÁTICA!!! Custa fazer uma exemplificação simples e clara da história? A Folha bem que tentou: “Veja a simulação para uma aplicação de R$ 100 mil”. Mas eu falei simples e clara!!!!! Continuei na mesma...



Então, o dinheiro fica lá, e renda o que render... ah... uma coisa eu descobri: as mudanças realmente não afetam as poupanças antigas, apenas as que forem abertas agora ou os novos depósitos nas contas já existentes (ou seja, serão dois rendimentos diferentes). Mas ainda não sei o porquê da poupança antiga ser o melhor dos melhores negócios...

ATENÇÃO! Estarei aqui, postando uma besteira ou outra todos os dias. Se eu faltar, é porque o mundo acabou! Hahahahaha!... Ou é a dissertação... enfim... vocês vão ter que me engolir! Mas com muita calda de chocolate!...

Nenhum comentário: